Ciclista

Holanda pretende criar ciclovias com iluminação e aquecidas

Enquanto aqui no Brasil quase não temos ciclovias nas cidades, em outros países já há estudos para modernizar as redes atuais. Na Holanda, a bicicleta é um dos principais meios de transporte pelo país. Em Amsterdã, ao andar pela cidade, não há como não notar a presença dela em todas os cantos da capital.

Visando atrair ainda mais ciclistas, o país estuda criar ciclovias que se acendem à noite. Para isto, uma das empresas responsáveis pelo projeto, usa tinta sensível a luz para  sinalização de solo, que acumula energia como uma bateria e faz as faixas brilharem no escuro.
Outro projeto em estudo é o de aquecimento das vias para que elas sejam trafegáveis em dias de frio onde o gelo se acumula. Para isto, tubos de plástico passam por debaixo do concreto, que é onde passa a água aquecida pelo solo.

As bikes estão na moda na maioria dos países atualmente pois visa a sustentabilidade por não poluir e, também, para contribuir com uma melhor saúde. Aqui no Brasil, as bicicletas ainda são vistas como meio de lazer já que já poucos km de ciclovias nas cidades.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus