CPTM VLT

Projeto de revitalização das Marginais pode ter VLT e nova estação da CPTM

O Governador Geraldo Alckmin apresentou nesta quinta-feira (13), o início do projeto de revitalização das Marginais Tietê e Pinheiros.

A primeira ação que deve sair do papel é uma ciclopassarela que ligará o Parque Villa-Lobos à USP. A nova passarela contará com 500 metros de extensão e cruzará todo o rio Pinheiros e deve ter conexão com a ciclovia do Rio Pinheiros. Segundo o arquiteto do projeto, Bruno Roberto Padovano, há ideia de construir bares na passarela parar criar um ambiente agradável e de descontração. O problema é o cheiro ruim do rio. Alckmin pretende até 2020 acabar com o odor.

Em um longo prazo, há um  projeto de VLT (veículo leve sobre trilhos) que poderá ser construída por toda a extensão das 2 marginais. O consultor de trânsito, Horácio Augusto Figueira, manifestou-se contra o projeto de VLT devido a grande demanda. Ele é a favor de construção de uma linha de trem, semelhante a linha 9-esmeralda, que percorreria toda a Marginal Tietê.

Nova estação da CPTM

Segundo Padovano, estão nos planos a construção de uma nova estação para a linha 9-esmeralda da CPTM. A localização seria em frente ao Shopping Villa-Lobos, entre as estações Villa-Lobos/Jaguaré e Cidade Universitária.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus