O Governador Geraldo Alckmin apresentou nesta quinta-feira (13), o início do projeto de revitalização das Marginais Tietê e Pinheiros.
A primeira ação que deve sair do papel é uma ciclopassarela que ligará o Parque Villa-Lobos à USP. A nova passarela contará com 500 metros de extensão e cruzará todo o rio Pinheiros e deve ter conexão com a ciclovia do Rio Pinheiros. Segundo o arquiteto do projeto, Bruno Roberto Padovano, há ideia de construir bares na passarela parar criar um ambiente agradável e de descontração. O problema é o cheiro ruim do rio. Alckmin pretende até 2020 acabar com o odor.
Em um longo prazo, há um projeto de VLT (veículo leve sobre trilhos) que poderá ser construída por toda a extensão das 2 marginais. O consultor de trânsito, Horácio Augusto Figueira, manifestou-se contra o projeto de VLT devido a grande demanda. Ele é a favor de construção de uma linha de trem, semelhante a linha 9-esmeralda, que percorreria toda a Marginal Tietê.
Nova estação da CPTM
Segundo Padovano, estão nos planos a construção de uma nova estação para a linha 9-esmeralda da CPTM. A localização seria em frente ao Shopping Villa-Lobos, entre as estações Villa-Lobos/Jaguaré e Cidade Universitária.
Por Caio Lobo