Passageiros da cidade de Mauá, na região metropolitana de São Paulo ganharam um presente especial neste natal: Nesta quarta-feira a passagem passará dos atuais R$2,90 para R$3,30, 13,79% mais cara, sendo então um dos preços mais caros de transporte municipal de todo o País, se igualando aos valores cobrados em Osasco, Campinas e Taboão da Serra.
Ainda que o aumento tenha pego muita gente de surpresa, o secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira, negou que o aumento no preço da tarifa tenha sido feito desta forma: “Os ônibus estão circulando normalmente com avisos sobre o novo valor da tarifa e divulgamos no Diário Oficial. É comum ter aumento em vários produtos e taxas no fim de ano. Então, as pessoas já estão acostumadas”, comentou o secretário.
Segundo Moreira, o valor da passagem é caro, entretanto, ele disse que não é possível fugir desse reajuste. “Se fizermos comparação entre o preço e o serviço prestado, realmente é caro. Mas, infelizmente, os custos para manutenção do transporte estão cada vez mais altos e isso acaba afetando o bolso do trabalhador”, comentou.
Já para Baltazar José de Souza, dono da viação Cidade de Mauá, o último reajuste na passagem de ônibus em Mauá ocorreu em agosto do ano passado. “Desde então, já demos dois aumentos para os funcionários, em 2011 e 2012, e a tarifa não subiu. Essa defasagem acaba prejudicando as empresas, que têm de arcar com valores mais altos. O reajuste é necessário. Se isso não acontecer, a gente quebra”. comentou ao jornal “Diário do Grande ABC”.
Enquanto isso, o serviço prestado…
Por Renato Lobo | Imagem de Adamo Bazani