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CPTM fala novamente em reativar parada Pirelli, na linha 10 – Turquesa

A CPTM novamente fala em reativar a parada Pirelli, na cidade de Santo André devido ao crescimento do entorno da estação, inclusive com novo shopping e prédios comerciais e residenciais.

Segundo o presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, uma das possibilidades é deixar o projeto de reconstrução nas mãos de empresários responsáveis pelos empreendimentos vizinhos. “Isso ainda vai depender de conversas com a Prefeitura e, principalmente, com os empreendedores.”

A estação, chamada popularmente de Parada Pirelli, foi aberta para atender aos funcionários da fábrica da Pirelli, ali construída. Em 1978, foi construída uma estação na antiga parada, pela RFFSA. Em 19/07/2002, a CPTM, já de posse da linha, anunciou que, a partir de 19/08, portanto um mês depois, iria deixar de prestar serviço nessa parada, haja vista o número reduzido de passageiros que a tem usado, ou seja, uma média de 22 passageiros em 16 paradas diárias. A parada Pirelli de fato ficou um mês fechada, mas a Pirelli foi atrás e conseguiu mantê-la funcionando. Posteriormente somente 8 horários de trens paravam na Pirelli por dia, de segunda a sexta, 4 para a Luz e 4 para Rio Grande da Serra. A fábrica Pirelli pagava para a CPTM a passagem dos funcionários que utilizavam o trem. Estavam cadastrados para uso da Parada Pirelli em torno de 20 funcionários, mas só 4 ou 5 usavam. Em compensação muitas pessoas andam pelo trilho de Capuava até a parada somente para embarcar de graça.

Em 5/6/2006, a parada foi fechada novamente, por causa de constantes invasões de não-funcionários da Pirelli, para entrer gratuitamente no trem.

Por Renato Lobo, com as informações de “Estações Ferroviárias”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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