TAV Trens Regionais

Viracopos quer receber malha ferroviária

Conforme noticiado hoje pelo jornal “O Estado de São Paulo”, a concessionária que administra o Aeroporto de Viracopos, Aeroportos Brasil, negocia com o governo estadual e federal a extensão dos ramais ferroviários para transformar o aeroporto em ponto de passagem na rota São Paulo-Campinas. No caso do governo estadual, a negociação ocorre aos planos do TEM (Trem Expresso Metropolitano). Já no federal, ao projeto do trem bala.

“Tratamos as possibilidades de interligação com os dois maiores projetos ferroviários do Estado. Na rota de São Paulo a Jundiaí, o natural para atingir Campinas é seguir Jundiaí, Louveira e chegar a Campinas. Queremos construir um ramal que faça Jundiaí a Viracopos e Viracopos a Campinas ou Viracopos a Jundiaí. Queremos que essa seja a rota, seja recebendo e distribuindo para o trem de alta velocidade, seja recebendo e distribuindo para os trens regionais”, afirmou o presidente da concessionária, João Santana.

Uma das alternativas da concessionária é utilizar a Estação Cultura para receber o TAV (trem de alta velocidade).

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelo TAV na esfera federal, diz que a estação em Viracopos é certa. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que o governo do Estado negocia com o federal o compartilhamento dos trilhos do TAV com o projeto do trem regional que ligará São Paulo a Campinas.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus