CPTM

Prefeitura de São Caetano quer nova estação de trem

A Linha – Turquesa da CPTM, pode ganhar mais uma estação, se depender pelo menos da prefeitura de São Caetano. A administração da cidade negocia com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a construção de uma nova parada entre as estações do Centro da cidade que leva o nome do município e de Utinga, em Santo André. O objetivo seria atender a demanda do bairro Santa Paula e reorganizar as linhas do sistema de ônibus municipal.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui, o novo terminal ficaria localizado entre as ruas Botucatu e Piratininga. “O pessoal que mora e trabalha nessa região estava reclamando da grande distância até as estações de trem mais próximas”, destaca. A plataforma do Centro fica a cerca de 2,5 quilômetros da de Utinga. “O equipamento atenderia parte dos funcionários da GM e da Petrobras que dependem do transporte público”, explica.

O secretário diz que a ideia foi bem aceita por parte de representantes da empresa estadual. “Se tudo correr bem, a expectativa é que a estação já esteja em funcionamento junto com o Expresso ABC.” A previsão é que o trem rápido entre Mauá e a Capital fique pronto em 2014. O titular da Pasta ressalta, porém, que para o projeto sair do papel, o investimento terá de ser aplicado pela CPTM, e não pela Prefeitura.

Com a nova estação, as linhas de ônibus municipais passariam por alterações de itinerário. “Hoje, todo o nosso sistema é direcionado para o terminal central. Isso seria modificado para distribuir melhor a demanda”, comenta o secretário. A estação do bairro Santa Maria seria a 14ª da Linha 10-Turquesa, que tem cerca de 35 quilômetros e liga Rio Grande da Serra ao Brás, no Centro da Capital.

Por Renato Lobo | Imagem de William Molina

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus