Depois de permanecer quase 1 ano parada devido indícios de fraudes em sua licitação, as empreiteiras responsáveis pela construção da linha 5 estão trabalhando em ritmo acelerado e, isto inclui as madrugadas. Moradores que residem perto das obras das estações relatam queixas de barulhos entre as 22:00 às 7:00. Das 11 estações em obras, foi encontrado reclamações de vizinhos das futuras estações Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Moema e AACD-Servidor.
O Metrô admite a necessidade do terceiro turno para que o cronograma seja cumprido (previsão de entrega para 2015. O Ministério Público abriu investigação para apurar irregularidades.
Moradores já buscaram a Prefeitura, baseando-se no Psiu (Programa de Silêncio Urbano da Prefeitura), porém foram informados que não poderiam ajudar devido se tratar de uma obra pública.
Em nota, o Metrô informou que os ruídos dessa fase das obras durante à noite envolvem as construções das estações sob a superfície e estão restritas à execução de cimentação a jato e que pretende realizar reuniões com moradores e empreiteiras para diminuir os transtornos.
Por Caio Lobo