Governo quer ampliar o Ferroanel de São Paulo

O Governo do estado quer ampliar o traçado do ferroanel, com uma negociação com a ALL Logística. Seria uma ampliação incluindo mais um trecho, entre Santos e Campinas. De acordo com o governo de São Paulo o objetivo é garantir que a empresa que vença a concessão do Ferroanel passe a deter um sistema de ferrovias que contemple um círculo completo na região e mantenha o controle sobre todos os acessos ao porto de Santos.

Esta previsto a construção de dois trechos ferroviários que corresponde o trecho norte e sul do ferroanel, que fará parte do PIL (Programa de Investimento em Logística), anunciado em agosto. A asa norte corresponde aos trechos entre Itaquaquecetuba a Jundiaí. O sul ligaria Rio Grande da Serra a Evangelista de Souza.

Além dos novos trechos, o plano inicial prevê a devolução ao governo do trecho do porto de Santos a Itaquaquecetuba, controlado pela MRS Logística. Pelo projeto original, os três segmentos formariam uma única concessão. O governo avaliou, no entanto, que, nesse formato, quem vencesse a concorrência ficaria com um círculo incompleto para o acesso ao principal porto da América Latina. Isso dificultaria o trânsito de cargas na região.

Para ter um sistema completo em São Paulo, a EPL (Empresa de Planejamento e Logística) decidiu negociar então com a ALL Logística a devolução do seu trecho que vai do porto de Santos a Campinas -passando pela região de Mairinque, Cotia e Embu.

Melhorias para passageiros da CPTM

Um dos objetivos do ferroanel é beneficiar o trânsito de passageiros, já que em dois anos, a CPTM passará a usar toda a capacidade da malha na região central da capital para trens urbanos, o que vai praticamente impedir o uso das linhas para transporte de carga.

Por Renato Lobo, com as informações de “Folha de São Paulo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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