Em um acidente de trânsito que envolve bicicleta e carro, na certa o primeiro é sempre o mais prejudicado pelas questões físicas.
Mas, engenheiros suecos prometem tentar amenizar tais efeitos com um dispositivo parecido com o airbag do carro, e que dispensa o uso de um capacete. Chamado “Hövding”, o produto é uma espécie de colar que consegue detectar movimentos bruscos (como uma batida ou quando o ciclista é arremessado) e, utilizando um sistema de gás, infla uma espécie de bolsa ao redor da cabeça do condutor da bicicleta.
O Hövding, que estava sendo desenvolvido há seis anos, é capaz de ativar o airbag em uma fração de segundos, com a ajuda de um sistema de acelerômetro e giroscópio, e ainda contra com uma espécie de “caixa-preta”, que armazena dados dos últimos 10 segundos a partir do momento do acidente.
No site da empresa, há mais informações do produto (em inglês), além de um canal no YouTube que mostra o produto em ação. À venda na internet para alguns países, o Hövding sai por R$ 1.220 reais, porém o preço deve diminuir caso o produto seja produzido em massa.
Por Renato Lobo, com as informações de G1