Ciclista

Ciclovia Rio Pinheiros tem horário ampliado

Ciclistas que utilizam a Ciclovia Rio Pinheiros terão mais tempo para pedalar nos 21,5 km de extensão da via: Agora a ciclovia funciona das 5h30 às 19h com o objetivo de proporcionar maior comodidade ao usuário com o horário de verão. Antes ela funcionava das 6h às 18h15.

A ciclovia foi inaugurada no dia 27 de fevereiro de 2010, pelo então governador José Serra, contando inicialmente com catorze quilômetros. Ela foi construída aproveitando uma estrutura pré-existente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE).

A CPTM tem planos de instalar na ciclovia um sistema de iluminação noturna composto de 764 lâmpadas LED, o que permitiria que a ciclovia funcionasse à noite.

A ciclovia também é parte do projeto Parque Linear Pinheiros, sob responsabilidade do EMAE. No projeto consta a construção de uma ciclovia na outra margem do Rio Pinheiros e de nove travessias sobre o rio, localizadas próximo às estações de trem Jurubatuba, Santo Amaro, Granja Julieta, Berrini, Cidade Jardim, Pinheiros e Ceasa, aos parques Villa-Lobos e Burle Marx e à Ponte João Dias, além de uma travessia sobre o Rio Guarapiranga.

A ampliação do horário de funcionamento da ciclovia, juntamente com a construção de travessias para a outra margem do Rio Pinheiros, aumentariam seu potencial de utilização como meio de deslocamento diário, e não apenas de lazer.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus