A Secretaria de Transportes Metropoliotanos vai ampliar o número de estações do sistema metroferroviário que aceitem o cartão BOM. Serão 19 estações do Metrô e da CPTM. No entanto não haverá integração tarifária, apenas a comodidade de pagar a tarifa com o mesmo smartcard.
A EMTU calcula que até 500 mil pessoas devem ser beneficiadas.Estes passageiros já são usuários do sistema sobre trilhos e dos ônibus da EMTU, mas precisam comprar uma passagem avulsa ou portar um bilhete único para conseguir passar pelos bloqueios.
Estações que devem aceitar o BOM
No Metrô as estações Tucuruvi e Armênia, na Linha 1-Azul, e Corinthians-Itaquera, Penha, Carrão, Brás e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 3-Vermelha devem começar a aceitar o bom. Já na CPTM serão as Estações Estudantes, Mogi das Cruzes e Guaianases, na Linha 11-Coral, São Miguel Paulista e Comendador Ermelino (12-Safira), Itapevi, Carapicuíba e Osasco na linha 8 – Diamante, Caieiras (7-Rubi), São Caetano (10-Turquesa) e Grajaú ( 9-Esmeralda). Grajaú já tinha cbloqueios nesta configuração desde o começo do ano. As Estações Itaquera, Brás e Barra Funda onde ambas as companhias operam também terão acesso.
Agora, o desconto na tarifa ainda depende “de negociação com todos os prefeitos“, disse o Governador Geraldo Alckmin.
Por Renato Lobo