Investimentos no viária visando apenas o transporte individual não resolvem o problema no trânsito na maior cidade brasileira. Segundo dados da CET, obtidos pelo jornal “O Estado de São Paulo”, o trânsito da capital paulista no horário de pico da tarde está, em média, 26% pior do que no ano passado. Entre 17 e 20 horas, as filas de carros presos no congestionamento cresceram, em média, de 63 quilômetros, em 2011, para 80 quilômetros neste ano.
A média de 2012 já é igual à registrada no ano de 2010, ano em que foram inauguradas as novas pistas da Marginal do Tietê, visando apenas o transporte individual, que custou R$ 2 bilhões. Já no horário de pico da manhã, das 7h às 10h, os números se mantiveram estáveis na comparação entre 2011 e 2012. Isso significa que o trânsito não piorou de manhã, mas também não melhorou.
O jornal obteve os dados através da Lei de Acesso à Informação, que obriga órgãos públicos a repassar dados a cidadãos. Leva em conta os anos entre 2008 e 2011 e os cinco primeiros meses de 2012. A ressalva a ser feita é que, até 2010, o volume total de vias monitoradas pela CET era menor – não incluía as novas pistas da Marginal do Tietê, que juntas têm 46 quilômetros de extensão.
E vem mais trânsito por ai
Os dados revelam que os congestionamentos em São Paulo estão ficando mais intensos, jura?. No ano passado, os registros da CET mostram que, em 46 dias, o índice de lentidão ultrapassou os 100 quilômetros de filas. Desses, em apenas 9 dias as filas de carros chegaram a 150 quilômetros. Já neste ano foram 65 dias com registro maior do que 100 quilômetros de congestionamento. Nesse total, 19 dias tiveram mais de 150 quilômetros de lentidão. Ainda em 2012, o levantamento aponta cinco dias em que as filas chegaram a 200 quilômetros – índice alcançado uma única vez no ano passado, em 4 de março, uma sexta-feira.
O que a prefeitura diz?
A Secretaria Municipal de Transportes disse ao jornal que o aumento do trânsito neste ano fica dentro da média registrada ao longo do período entre 2008 e 2011. “Apesar do significativo aumento da frota registrada em São Paulo nos últimos anos, a cidade manteve os patamares de lentidão registrados nos últimos quatro anos. Ao se comparar a média de lentidão registrada na cidade de janeiro a junho – no acumulado dos anos de 2008 a 2011 – com o mesmo período de 2012, verifica-se uma pequena queda neste primeiro semestre de 2012.”
A queda a que a companhia se refere é na diária (inclui o período fora dos horários de pico, que estão com índices menores). Para a companhia, a manutenção da média de lentidão é um fator positivo. “Como a frota registrada em São Paulo aumentou 14,7% de 2008 para 2012, pode-se concluir que as medidas de trânsito implementadas na cidade surtiram resultados positivos”, afirma o texto.
Por Renato Lobo, com as informações de “O Estado de São Paulo”