Não para de crescer o número de passageiros transportados pelos trilhos na região metropolitana de São Paulo. Na última quinta-feira, os ramais registraram um recorde histórico de passageiros transportados: 4,7 milhões. Na véspera do 7 de Setembro, a CPTM também registrou recorde: 2,8 milhões de passageiros transportados.
Os dados foram anunciados nesta terça-feira, 11, pelo próprio secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, durante uma audiência pública sobre a futura Linha 6-Laranja na zona sul. “(Foram) 7,5 milhões de passageiros transportados, se bem que em um dia de pico. Mas em estado de regime (ou seja, nos dias de movimento normal), já estamos em 7,2 milhões.”
No metrô, teve um aumento de 1 milhão de pessoas no comparativo com a média de passageiros transportados por dia útil no início de 2011. Essa quantidade crescente de usuários em um sistema sobre trilhos com o mesmo tamanho se reflete na superlotação, especialmente no horário de pico.
O secretário rebate dizendo: “A população quer mais, quer trilhos. E para resolver isso, estamos fazendo quatro linhas de metrô ao mesmo tempo (obras nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro), e também fazendo extensão na CPTM (na Linha 8-Diamante, em Itapevi).”
Além disso, o secretário garante que há mais por vir, como o prolongamento da Linha 2-Verde até a Via Dutra, e a construção das Linhas 6-Laranja, entre Brasilândia e a região central, e 18-Bronze (o monotrilho do ABC).
O Estado de São Paulo corre contra o prejuízo de anos e anos sem investimentos necessários no transporte público.
Por Renato Lobo, com as informações de “O Estado de São Paulo“