Mobilidade Urbana

“Funk em ônibus” incomoda brasileiros, aponta pesquisa

Ouvir música alta no transporte coletivo incomoda muita gente, incomoda muito mais! O fato foi comprovado em pesquisa encomendada pela Intel mostrada pela revista Exame, onde 95% dos brasileiros afirmaram desejar que as outras pessoas tivessem mais etiqueta ao usar seus dispositivos. No ranking das reclamações está justamente a emissão de som alto em lugares públicos – 62% dos entrevistados responderam se incomodar com o “funk no ônibus sem fone de ouvido”.

A pesquisa mostra ainda que em segundo lugar, falar alto em lugar público, apontado por 58% dos entrevistados. Em terceiro lugar, está a prática de digitar uma mensagem enquanto se dirige, apontado por 53% dos participantes. Em relação ao compartilhamento de informações, 92% dos usuários afirmaram que enviam informações a partir de seus dispositivos móveis.

Algumas cidades Brasileiras já aprovaram leis que proíbe a prática mal educada dos funkeiros, onde algumas até prevê o uso da força policial para coibir os djs dos ônibus. Caso você presecie esta aberração nos trens da CPTM ou no Metrô não deixe de usar sms denúncia: No Metrô é o número 97333-2252 e na CPTM o 97150-4949. O usuário-colaborador deve descrever a infração cometida, as características do infrator, a linha, o número do carro e a próxima estação. A mensagem enviada via celular será recebida diretamente pela Central de Monitoramento da Segurança, que irá acionar os agentes mais próximos do local para ação imediata.

Já testamos o serviço no Metrô e deu bons resultados!

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus