CPTM Metrô SP TAV Trens Regionais

Estação Água Branca pode abrigar TAV, Metrô, trens regionais e trens da CPTM

O Governo de São Paulo deve negociar a estação Água Branca como parada do TAV com o Governo Federal, este último que é responsável pela obra:  “Estamos oferecendo essa estação como opção para o trem de alta velocidade”, informou o secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernanades. Segundo ele, o governo federal determinou no projeto do trem-bala que a estação na capital paulista seja no Campo de Marte. Entretanto, de acordo com o secretário, não é certo que a estação do trem de alta velocidade fique ali porque há críticas da prefeitura e da Aeronáutica à localização e por isso está sendo oferecida a estação Água Branca como opção.

Trem Regional para Jundiaí

Jurandir Fernandes anunciou que o governo lançará na segunda-feira (10) o edital do projeto executivo para a construção do trem regional de Jundiaí (a 58 km de São Paulo). O custo do projeto é estimado em R$ 160 milhões. Não há ainda estimativa para o custo da obra. De acordo com o secretário a linha deverá ter 47 km de extensão, com 20 km de túneis na cidade de São Paulo.

Jurandir informou que o trem sairá da estação Água Branca, em São Paulo. A área foi a escolhida para receber todos os projetos de trem regional de São Paulo (há projetos para Sorocaba e Santos que vão ser licitados). Além desses trens, a Água Branca também receberá a estação da linha 6-laranja do metrô.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus