CPTM Monotrilho

Aeroporto de Cumbica pode ter 2 estações de Trem e Monotrilho

A concessionária vencedora para administrar o Aeroporto Internacional de Guarulhos apresentou nesta quarta-feira (5) o projeto de ampliação e reforma previstas até a Copa de 2014. A principal obra, a construção do Terminal 3. De acordo com a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A, as obras em Cumbica contarão com o investimento de R$ 2,6 bilhões até 2014.

O Tal Terminal 3 terá capacidade de 12 milhões de passageiros por ano. As obras, que envolvem reforma nas pistas e dos terminais 1 e 2, deverão afetar a operação em Cumbica. Por isso, a previsão é que as obras sejam executadas, principalmente, na madrugada, período de menor fluxo de passageiros.

Até o fim da concessão, em 2031, a concessionária responsável pela reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos espera ampliar o fluxo de passageiros dos atuais 32 milhões anuais para 60 milhões. Nos 20 anos de concessão também serão ampliadas as vagas de estacionamento de carros e as posições de parada de aeronaves.

O presidente da Concessionária Antonio Miguel Marques, afirmou que Cumbica poderá ter duas estações de trem e metrô para os próximos anos. De acordo com o empresário, a ideia é que a Linha 13 – Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) chegue ao aeroporto até a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Só que as obras devem começar no começo de 2013.

Entre os planos também está um monotrilho entre o terminal 4, hoje usado pela Webjet, ligando-o aos outros terminais, em um trajeto de pouco mais de 1 km. A intenção é levar os passageiros que desembarquem do trem da CPTM.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus