A Avenida Paulista vai ganhar uma ciclorrota aos finais de semana. O projeto já conta com a autorização dos órgãos de preservação do patrimônio, e aguarda apenas a conclusão das obras para ser inaugurada.
Outra novidade é uma outra ciclorrota que foi planejada para passar por 25 pontos turísticos da cidade, chamada de circuito cultural do centro. O caminho passará pelo Theatro Municipal, a biblioteca Mário de Andrade, praça da Sé e Pátio do Colégio. Além disso, a via passa por estações de metrô do centro, o que facilita a locomoção dos ciclistas que não moram na região.
O modelo da ciclorrota já foi adotado em cinco locais da cidade paulista: Lapa, Mooca, Vila Mariana, Brooklin e um trecho entre a estação Butantã do metrô e a Universidade de São Paulo (USP).
O funcionamento será permanente, ou seja, não é restrito aos finais de semana. Ainda assim, o intuito da prefeitura é estimular os moradores a frequentarem o centro, principalmente, nos dias de menos fluxo. A pista não é exclusiva para as bikes, mas conta com sinalizações que informam os motoristas sobre a preferência aos ciclistas.
Por Renato Lobo