Alguns passageiros da CPTM que sofreram acidentes durante o já habitual empurra empurra nas plataformas entraram na justiça pedindo indenização. Segundo informações do G1, dez usuários entraram com pedido de indenização contra a CPTM.
A reportagem mostrou que a confeiteira Rosemary Aparecida Ferreira Leite esperou por oito anos. Em um empurra-empurra na hora de entrar no trem, ela caiu e quebrou o pé em cinco lugares e ainda não teve nenhuma assistência da companhia, segundo ela. “Uma pessoa que estava trabalhando na estação, em uma obra, me levou até o hospital, me deixou na porta e foi embora.”
Ela passou por várias cirurgias e teve que ficar 1,5 ano sem colocar o pé no chão. A confeiteira perdeu vários clientes. O advogado pediu R$ 60 mil de indenização e uma pensão de dois salários mínimos para o resto da vida. Ele conseguiu R$ 15 mil.
“A partir do momento que o usuário da CPTM ingressa em suas dependências físicas, ela é responsável em todos os seus termos. Então, entendo que a responsabilidade por cuidar do usuário, a partir da entrada, é da CPTM”, diz o advogado especialista em direito público André Luís Lopes Santos a reportagem.
A auxiliar administrativa Renata Fagundes Mazala Maia sofreu um acidente há pouco mais de dois anos. O trem quebrou entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro. Ela e os outros passageiros decidiram pular do vagão depois de quase duas horas de espera. A auxiliar teve fratura exposta no tornozelo. O advogado dela pediu mais de R$ 300 mil na Justiça, mas o juiz estipulou R$ 6 mil de indenização.
Acidentes em 2012
Neste ano foram registrados 43 acidentes, no entanto a companhia considera o número baixo pela quantidade de usuários, mais de 2 milhões por dia. O gerente de relacionamento da empresa, Sérgio Carvalho Júnior, reconhece que a CPTM é responsável pelos passageiros, mas que nem todos os acidentes são causados por falha da empresa.