VLT

CAF apresenta trem mais barato para VLT de Santos

A Empresa espanhola CAF está em primeiro lugar na licitação dos 22 VLT’s para Santos. Segundo informações da Revista Ferroviaria, a empresa espanhola apresentou proposta no valor de R$ 248,7 milhões, o que coloca a CAF em primeiro lugar na disputa.

Em segundo foi classificado o consórcio TREMVIA Santos, formado pela T´Trans e Vossloh, com a proposta de R$ 265,8 milhões; seguido da empresa polonesa Pojazdy Szynowe Pesa Bydgoszcz, com R$ 267,4 milhões; Em ultimo lugar vem o consórcio Alstom, composto por Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda e Alstom Transport S.A, com a proposta de R$ 269,8 milhões.

A Caf já ganhou algumas licitações em São Paulo, justamente por apresentar menor preço: 17 trens para as Linhas 1- azul e 3 vermelha, a conhecida como frota H. 40 trens para a CPTM, da série 7000 e mais 8 da série 7500. 36 trens da série 8000 para a Linha 8 – Diamante da CPTM, por meio de uma PPP da manutenção do ramal que liga Itapevi até a estação Julio Prestes. A espanhola também ganhou a licitação de 26 trens para a Linha 5 – lilás, que serão usados na extensão entre o largo 13 e a Chacara Klabin.

Agora a EMTU, responsável pela licitação, está avaliando as propostas apresentadas. O primeiro VLT deve ser entregue 18 meses após a assinatura do contrato, prevista para setembro deste ano. A previsão é que todos os trens sejam entregues até dezembro de 2014. O custo total aproximado dos VLTs é de R$ 284 milhões.

O primeiro trecho de 15 km ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente (SP), ao Valongo, em Santos (SP) corresponde à primeira fase do SIM (Sistema Integrado Metropolitano) e deve atender cerca 70 mil passageiros/dia útil. O sistema de VLT será integrado às linhas de ônibus metropolitanos e municipais

O governo de São Paulo estuda uma parceria público-privada (PPP) para a operação do sistema de VLT e para a expansão do SIM, com a construção dos outros trechos previstos em projeto.

Por Renato Lobo, com as informações de Revista Ferroviária

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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