Seguindo o assunto sobre a queda no número de passageiros nos ônibus em São Paulo, e a migração para o Metrô e Trem, dados revelados pelo jornal “O Estado de S. Paulo” mostram que a Linha 3 – Vermelha, bem conhecida pela sua lotação, não será única com estas características: A Linha 4-Amarela, que além da atual ligação entre Estação da Luz, no centro, e Butantã, na zona oeste, deve ser prolongada até Taboão da Serra, e futura extensão da Linha 5-Lilás, na zona sul, que hoje liga o Capão Redondo ao Largo 13, em Santo Amaro, mas terá uma conexão com a Linha 2 – Verde na estação Chácara Klabin passando pela estação Santa Cruz na linha 1 – Azul, cada uma deve carregar o mesmo montante de usuários que o ramal vermelho.
A lotação da linha 3 – Vermelha apresenta números assutadores: Em 2011, a média de passageiros transportados na linha 3 nos dias úteis foi de 1,1 milhão por dia, o que dá oito usuários por metro quadrado –nos horários de pico, o número sobe a mais de 11. O limite de lotação, segundo o Comet –comitê que reúne os principais metrôs do mundo–, é de seis usuários por metro quadrado. A linha que corta a zona leste até a estação Barra Funda é um dos ramais mais carregados do mundo.
Por Renato Lobo