O governo paulista anunciou na ultima sexta feira que deu inicio ao processo para escolha das empresas que irão participar da construção da Linha-20 Rosa do Metrô. O primeiro trecho vai ligar os bairros da Lapa e de Moema, terá 14 estações em cerca de 12,5km de extensão e deverá ficar pronto até 2020. No mesmo dia foi publicado no Diário Oficial do Estado a Manifestação de Interesse Público, para que as construtoras se candidatem a executar a obra. Após este prazo, as concorrentes terão sete meses para apresentar o melhor projeto.
A expectativa é que a nova linha transporte cerca de 600 mil passageiros por dia, com integração com três linhas do Metrô e três da CPTM.
O secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, contou que o novo ramal vai auxiliar a Linha-9 da CPTM. Segundo o Governo, algumas exmpresa já tinha mostrado interesse na obra. A expectativa é que a linha seja contruída e operada por meio de uma PPP (Parceria Público-Privado)
Já o segundo trecho, de 12,7 quilômetros, sairá de Moema e chegará a São Bernardo. A cidade terá três estações: Taboão-Anchieta, Rudge Ramos e Afonsina. Com previsão para 2025, o segmento terá 11 estações e 17 composições. O usuário poderá fazer baldeações nas estações São Judas (Linha 1-Azul) e Afonsina, que dará acesso à futura Linha 18-Bronze (leia abaixo). A demanda total prevista para a Linha 20-Rosa será de quase 800 mil passageiros por dia em 2025.
Por Renato Lobo