Ciclista

Pesquisa mostra que 94% dos paulistanos acham fundamental um plano cicloviário

Uma cidade com pouca infraestrutura cicloviária, condições difíceis para ciclistas e pouco estímulo à adoção da bicicleta. Esta é apenas uma das análises obtidas a partir dos resultados da pesquisa “Eleições 2012 e a Bicicleta em São Paulo”, realizada entre os dias 22/05 e 04/06.

Com 25 questões a serem respondidas por meio de um formulário on line, a pesquisa obteve 1017 respostas, vindas de 76 dos 96 distritos da cidade de São Paulo e outros 8 municípios da Região Metropolitana. Das mais de mil pessoas que responderam ao questionário, com idade entre 14 e 66 anos, 45% afirmaram usar a bicicleta como meio de transporte diariamente e 68% informaram ser do sexo masculino.

Organizadas em cinco grandes eixos, a pesquisa abordou questões de infraestrutura para circulação, como a construção de ciclovias em avenidas; educação e fiscalização, como a inserção de educação para o trânsito nas escolas; infraestrutura de estacionamento, como construção de bicicletários integrados aos transportes públicos; administração pública e participação, como a regulamentação de leis sobre bicicletas já existentes; e outros programas e iniciativas, como projetos de compartilhamento de bicicletas.

As respostas classificaram cada um dos ítens em cinco níveis: “não é importante”, “pouco importante”, “importante”, “muito importante” e “fundamental”. Os itens mais destacados entre todos listados pela pesquisa foram a fiscalização de motoristas (95% das respostas consideradas “fundamental” ou “muito importante”), a implantação de um plano cicloviário para toda a cidade (94%), o cumprimento de prazos para projetos cicloviários já existentes (94%), bicicletários integrados ao transporte coletivo (93%) e a necessidade de reforço na educação para motoristas (92%).

Promovida pela Ciclocidade, em parceria com o Instituto CicloBR, a pesquisa faz parte do projeto “Eleições 2012 e a Bicicleta em São Paulo”, realizado pelas duas entidades e que pretende assegurar o compromisso dos candidatos ao Legislativo e Executivo municipais com a mobilidade por bicicletas e estimular as discussões sobre esta forma de transporte no período pré-eleitoral.

Também parte do projeto, um encontro presencial aberto ao público, realizado no dia 02/06, aprofundou o debate sobre o uso da bicicleta em São Paulo e as condições de mobilidade na cidade. As propostas sugeridas durante o encontro, assim como o resultado da pesquisa, irão subsidiar a produção de uma carta de compromisso que será oferecida aos candidatos às eleições deste ano, no próximo mês de julho.

Com as informações de Nossa São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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