CPTM Metrô SP

Mapa da Rede Metroferroviária prevê desativação da estação Julio Prestes

A Secretaria de Transportes metropolitanos acaba de divulgar o Mapa do Transporte Metropolitano no ano de 2014, e já pudemos ver oque terá de novo até o ano do mundial de Futebol.

Muita coisa chama atenção, como o possível fim da estação Julio Prestes. No mapa é possível ver uma marcação amarela e na leganda dizendo “estação a ser desativada”. Entretanto, para o feito o projeto Nova Luz terá que sair do papel para poder abrigar a Linha 8 – Diamante, assim como o Expresso ABC, também previsto no Mapa.

Linha 13 – Jade sem a estação CECAP

No mapa já consta a nova linha da CPTM, a 13-Jade, o trem de Guarulhos que terá as obras iniciadas no ano que vem, mas sem a parada CECAP. O secretario de transporte metropolitanos, Jurandir Fernandes já havia admitido que éra possivel que a parada Zezinho Magalhês poderia ficar para depois de 2014.

Linha 5 – Lilás chega na Chacara Klabin depois de 2014

Também no mapa é notavel que o STM trabalha com a pespectiva para inagurar o trecho entre Adolfo Pinheiro e Chacara Klabin somente em 2015. O governo já havia cogitado que por conta das paralizações a extensão do ramal poderia ser entregue em 2015

Novas estações na Linha 12 – safira

Segundo o mapa, duas novas estações devem ser erguidas na Linha 12 – safira da CPTM: A União de Vila Nova e Tiquatira. Ainda segundo o mapa, a Linha 12 deve chegar em Suzano e quanto ao Expresso Leste, é previsto que o serviço chegue em Estudantes (?). Nada consta da sua extensão na outra ponta para a estação palmeiras – Barra Funda.

Linha 9 em Varginha

Nota-se também que a Linha 9 – Esmeralda ganhará mais duas estações: Mendes e Varginha.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus