CPTM VLT

CPTM lança edital para projeto funcional de ligação ferroviária para Alphaville e Tamboré

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM acabou de publicar edital para contratação e elaboração do projeto funcional e estudos de viabilidade ambiental e econômico-financeira de um novo ramal ferroviário para a região de Alphaville e Tamboré. A previsão é que a abertura das propostas ocorra no dia 2 de agosto, às 9h30.

Após a conclusão desse estudo, serão contratados os projetos básico e executivo. A nova linha não estará em operação antes de 2015. O desenvolvimento do projeto funcional deve demorar 10 meses para ficar pronto, sendo que o prazo começa a contar somente após a sua efetiva contratação. Nestes estudos serão definidos também o modal escolhido para atender a região.

Esta ligação consta do Projeto de Lei do PPA 2012-2015 e no Projeto de Lei da LOA para 2012, com previsão orçamentária. De acordo com informações, o plano de investimentos para a malha ferroviária do governo do estado tem orçamento de R$ 19 bilhões e se concentra em sete projetos, muitos dos quais tiveram a fase de licitações iniciada neste ano. Considerando apenas o período de 2012 a 2015, a previsão é investir R$ 9,4 bilhões.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus