CPTM Metrô SP

Estação Brás terá embarque melhor

Próxima estação: Brás, transferência gratuita para a CPTM. Para quem está no Metrô em pleno horário de pico, ouvir este anúncio pode significar um “salve-se quem puder”. Tudo por que a Linha 3 – Vermelha recebe simplesmente fluxo de 3 ramais da CPTM na mesma plataforma: Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira. Com o grande fluxo oriundo dos trens contra as composições já lotadas vindas pelo Metrô o choque é inevitável.

O Metrô deve implementar uma solução paliativa para amenizar o sufoco de quem passa pelo Brás. Nas próximas semanas o “embarque melhor” chegará na grande estação de integração. O modelo já foi adotado na estação Sé no pico da tarde.

Mas a resolução definitiva do problema não está nas mãos do Metrô. Faltam outras ligações de transportes para a zona leste, como um corredor exclusivo para ônibus na radial leste, prometido pela atual gestão. Falta uma ligação no eixo Celso Garcia, entretanto não se sabe qual modal será implementado. O Metrô estuda uma ligação denominada Linha 23 – Preta, ligando o Pari até São Miguel Paulista. Mas o novo ramal não deve ter suas obras iniciadas tão cedo. Outras ligações metroviárias previstas para zona leste são a Linha 15 – Branca (Vila Prudente – Dutra) cruzando a Penha, e a extensão da Linha 6 – laranja, que sai da Rodovia dos Bandeirantes, até a estação São Joaquim, e depois até a região leste chegando na Cidade Líder.

Não podemos esquecer de que o desenvolvimento da zona leste pode ser um fator decisivo para reduzir o número de viagens até o centro.

Por Renato Lobo  | Imagem de William Molina

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus