Mobilidade Urbana

Especial Eleições 2012: Serra diz que “ônibus devem ser servidores do sistema de transportes sobre trilhos”

Uma das primeiras noticias de que se tem nas eleições da prefeitura de São Paulo de 2012, trata-se do tema da mobilidade, mais precisamente uma declaração que o candidato José Serra do PSDB deu: “mais linhas de ônibus, vai engarrafar“.

Serra acredita que ônibus devem ser “servidores do sistema de transporte sobre trilhos“. O candidato defende uma “teia de aranha” por baixo da cidade. Segundo ele, como a demanda é muito grande, quanto mais se aumentar a qualidade e a extensão de linhas de metrô e trens em SP, mais desconfortáveis elas ficarão, porque muito mais pessoas vão passar a usar. “Isso não tem outra solução fora continuar investindo”, disse.

Já sobre o pedágio urbano, Serra diz que “com certeza o governante que quiser implantar pedágio urbano aqui em São Paulo vai ser deposto, porque as pessoas não têm alternativa.”

Serra defende as gestões tucanas na área de transportes e de meio ambiente. O candidato tucano comparou a situação do transporte público atual com a de 2004, quando ele assumiu a Prefeitura paulistana após gestão de Marta Suplicy, do PT. “Antes o transporte coletivo, de ônibus, trem e metro, respondia por 45% (dos deslocamentos) e agora subiu para 55%. O transporte individual (carros) maximiza a emissão do CO2 (gás carbônico)” disse.

Ainda que Metrô seja sua grande piroridade, o tucano promete a construção de corredores de ônibus na Radial Leste e em M’Boi Mirim.

Por Renato Lobo

Veja as propostas dos demais candidatos:

– Ana Luiza Figueiredo | PSTU

– Carlos Gianazzi | PSOL

– Celso Russomano | PRB

Fernando Addad | PT

Gabriel Chalita | PMDB

– Levy Fidelix | PRTB

Paulinho da Força | PDT

– Soninha Francine | PPS

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus