Uma das primeiras noticias de que se tem nas eleições da prefeitura de São Paulo de 2012, trata-se do tema da mobilidade, mais precisamente uma declaração que o candidato José Serra do PSDB deu: “mais linhas de ônibus, vai engarrafar“.
Serra acredita que ônibus devem ser “servidores do sistema de transporte sobre trilhos“. O candidato defende uma “teia de aranha” por baixo da cidade. Segundo ele, como a demanda é muito grande, quanto mais se aumentar a qualidade e a extensão de linhas de metrô e trens em SP, mais desconfortáveis elas ficarão, porque muito mais pessoas vão passar a usar. “Isso não tem outra solução fora continuar investindo”, disse.
Já sobre o pedágio urbano, Serra diz que “com certeza o governante que quiser implantar pedágio urbano aqui em São Paulo vai ser deposto, porque as pessoas não têm alternativa.”
Serra defende as gestões tucanas na área de transportes e de meio ambiente. O candidato tucano comparou a situação do transporte público atual com a de 2004, quando ele assumiu a Prefeitura paulistana após gestão de Marta Suplicy, do PT. “Antes o transporte coletivo, de ônibus, trem e metro, respondia por 45% (dos deslocamentos) e agora subiu para 55%. O transporte individual (carros) maximiza a emissão do CO2 (gás carbônico)” disse.
Ainda que Metrô seja sua grande piroridade, o tucano promete a construção de corredores de ônibus na Radial Leste e em M’Boi Mirim.
Por Renato Lobo
Veja as propostas dos demais candidatos: