VLT

EMTU recebe propostas para VLT no Litoral Paulista

A EMTU recebeu na ultima sexta feira 4 proposta, sendo de duas empresas e dois consórcios para a licitação da compra de 22 VLT´s (Veículos Leves sobre Trilhos), que trafegarão no trecho que ligará o Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Porto, em Santos, e sua extensão Conselheiro Nébias a Valongo, neste mesmo município.

As empresas que entregaram as propostas são Cosntrucciones Y Auxiliar de Ferrocarriles S.A. e Pojazdy Szynowe Pesa Bydgoszcz. Também entregaram as propostas o Consórcio Alstom – formado pelas empresas Alstom Brasill Energia e Transporte Ltda e Alstom Transport S.A. – e o Consórcio TREMVIA SANTOS – formado pelas empresas Trans Sistemas de Transportes S.A. e Vossloh Espanã S.A.

A concorrência é internacional e a assinatura do contrato com a vencedora do certame está prevista para setembro de 2012. O primeiro veículo deve ser entregue em 18 meses (abril de 2014). A entrega de todos os trens deve ser concluída até março de 2015 e o investimento estimado é de R$ 284,3 milhões.

Além disso, a EMTU declarou que ainda neste mês de julho será publicado do edital das obras do primeiro trecho. O vencedor desta etapa deve ser conhecido em agosto. O edital de compra dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de tráfego e bloqueios (catracas e guichês) foi publicado no final de junho e o custo estimado é de R$ 171 milhões. O governo de São Paulo estuda uma parceria público-privada (PPP) para a operação do sistema de VLT e para a expansão do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), com a construção dos outros trechos previstos em projeto.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus