O carros são os grandes vilões da poluição atmosférica de São Paulo. Segundo estudo da Unifesp, 90% dos materiais emitidos no ar vem justamente dos carros, como se não bastasse a responsabilidade deles sobre os congestionamentos. O percentual sobre o uso do automóvel caiu: Nos anos de 1980 eram 70% da população, hoje, são apenas 55%.
Os ônibus são ainda uma das melhores soluções para a poluição. Um ônibus comum, que mede pouco mais de 12 metros de comprimento, transporta o equivalente a 40 carros de passeio, que ocupariam mais de 160 metros para o mesmo serviço. Em um corredor exclusivo, o potencial do transporte pode ser potencializado com o aumento da velocidade. Agora se a tecnologia for limpa, como os trólebus os ganhos são imbatíveis.
A pesquisa foi feita em dois dias que ocorreram greves de metrô em 2003 e 2006. Foram analisados os dias de paralisação e comparados com três dias antes e três dias depois. Para que os dados fossem mais confiáveis, eles foram comparados com os “dias de controle” que captam variações meteorológicas.
Por Renato Lobo