TAV

Trem bala deve ter novos atrasos

E o TAV? A presidente Dilma Rousseff acaba de criar a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A (Etav), que deverá ser responsável pela administração do trem-bala, que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro. Será uma sociedade anônima com capital inicial de R$ 50 milhões.

Ao mesmo tempo, o projeto em si sofrerá novos atrasos. Terminou na última quinta-feira a data limite para a publicação do edital do empreendimento, conforme previsto no balanço mais recente da segunda fase Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o novo modelo de concessão está sendo elaborado em conjunto com os Ministérios dos Transportes, Fazenda e Planejamento, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Governo alega que o edital está passando pelos últimos ajustes. Antes de ser publicado, porém, ainda terá de passar por audiência pública.

O TAV deve ter 511 quilômetros de extensão e um custo de R$ 33,2 bilhões, no mínimo. A licitação terá duas fases. Na primeira, será feita a seleção da tecnologia e da empresa responsável pela montagem da estrutura, operação e manutenção do sistema. Na segunda, serão licitados o fornecimento da infraestrutura e o direito de exploração comercial das estações e áreas adjacentes.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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