Ciclista

Empréstimo de bikes ganha força no Metrô de SP

O sistema de empréstimo de bicicletas implantando na USP e na estação Butantã vai ser estendido a outro pontos com cerca de 250 bicicletas e outras 24 estações do Metrô de São Paulo.

Estudo realizado por engenheiros da Poli levou em consideração o total de pessoas que passam pelo local, a origem e o destino delas e se ali há algum “ponto de atração” –caso do restaurante universitário. A instituição está finalizando o edital para a contratação da empresa responsável pela implantação das estações. A estimativa é que, após a escolha da empresa, a expansão seja finalizada em três meses.

A proposta da USP é que as estações possam ser transferidas caso a grande procura em determinado local não se confirme. Em cada ponto, haverá dez bikes e 16 baias para estacionamento. Atualmente, o PedalUSP tem cerca de 2.500 pessoas cadastradas, a maioria alunos.

A procura pelas bicicletas, porém, anda em baixa. Depois que os ônibus circulares dentro do campus passaram a ir até o metrô Butantã, muitos usuários trocaram as bikes pelos coletivos –gratuitos para quem estuda ou trabalha na Cidade Universitária.

Com as informações de Jovem Pan

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus