O sistema de empréstimo de bicicletas implantando na USP e na estação Butantã vai ser estendido a outro pontos com cerca de 250 bicicletas e outras 24 estações do Metrô de São Paulo.
Estudo realizado por engenheiros da Poli levou em consideração o total de pessoas que passam pelo local, a origem e o destino delas e se ali há algum “ponto de atração” –caso do restaurante universitário. A instituição está finalizando o edital para a contratação da empresa responsável pela implantação das estações. A estimativa é que, após a escolha da empresa, a expansão seja finalizada em três meses.
A proposta da USP é que as estações possam ser transferidas caso a grande procura em determinado local não se confirme. Em cada ponto, haverá dez bikes e 16 baias para estacionamento. Atualmente, o PedalUSP tem cerca de 2.500 pessoas cadastradas, a maioria alunos.
A procura pelas bicicletas, porém, anda em baixa. Depois que os ônibus circulares dentro do campus passaram a ir até o metrô Butantã, muitos usuários trocaram as bikes pelos coletivos –gratuitos para quem estuda ou trabalha na Cidade Universitária.
Com as informações de Jovem Pan