CPTM EMTU

BOM chegará na Linha 10 Turquesa da CPTM em 2013

A Linha 10 – turquesa da CPTM deve começar a aceitar o Cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) a partir de 2013. Segundo informações do jornal “Diário do Grande Abs”, as primeiras estações que irão aderir ao sistema serão a Prefeito Celso Daniel – Santo André e Rio Grande da Serra.

Em dezembro passado, o governador Geraldo Alckmin havia dito que o projeto seria estendido para 30 terminais da Grande São Paulo até junho deste ano. Mas por hora o sistema conhecido como BOM nos Trilhos só funciona nas estações Barra Funda e Grajaú, na Capital.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que os testes para unificar a forma de pagamento entre os ônibus intermunicipais e a via férrea foram finalizados neste ano. A estimativa da Pasta é a de que o documento jurídico entre a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a CPTM e o Metrô seja assinado na primeira quinzena de julho. A partir da assinatura, a previsão é de que o BOM comece a ser aceito nas demais estações em seis meses, aproximadamente. Além das paradas de Santo André e Rio Grande da Serra, a primeira fase do projeto prevê expansão para as estações Tamanduateí (Linha 2-Verde), Jabaquara (Linha 1-Azul) e Morumbi (Linha 9-Esmeralda).

Já na segunda fase do projeto, que ainda não tem data para implantação, o bom deverá ser aceito nas catracas dos terminais de São Caetano e Mauá, que atendem à Linha 10-Turquesa da CPTM. Em dias úteis, o itinerário chega a atender quase 400 mil passageiros.

Inicialmente, o BOM nos Trilhos tem apenas o objetivo de proporcionar comodidade aos usuários, sem descontos na tarifa. Quando o projeto foi lançado, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que a criação de integrações tarifárias depende de negociações individuais entre o Estado e cada uma das prefeituras envolvidas. Atualmente, o desconto é negociado entre a secretaria e a administração municipal de São Caetano (leia abaixo).

Por Renato Lobo, com as informações de “Diário do Grande Abc”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus