A exatos dois anos do início da Copa do Mundo, os projetos de mobilidade urbana ainda patinam na maior metrópole brasileira. Ainda que todas as esferas politicas garantam que os estádios ficarão prontos até 2014, não podemos dizer o mesmo da infraestrutura. Segundo levantamento recente feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) indica que, até março deste ano, apenas 4% dos R$ 7,6 bilhões do financiamento da Caixa Econômica Federal para obras de infraestrutura de transporte haviam sido usados. Uma das principais preocupações é com a situação dos aeroportos. Em 2011, mais de 179 milhões de passageiros viajaram pelos 67 aeroportos controlados pela Infraero, 108 milhões a mais do que em 2003.
Mas falando do que mais interessa para os leitores do Via Trolebus, começando pelo Metrô e CPTM, o governo promete o CBTC para as linhas 3 – Vermelha e 11 – Coral que vão ligar o Itaquerão com o resto da cidade. No entanto, o novo sistema de sinalização que é a promessa para agilizar as viagens das duas linhas mais carregadas de cada empresa, ainda não tem previsão exata de estar em operação.
Corredores de ônibus? Ficará a cargo do próximo prefeito. Na radial leste é previsto uma faixa exclusiva, mas ainda em processo de estudos. Ainda no transportes sobre trilhos, a EMTU realizou nos últimos dias uma audiência pública para um novo corredor entre o ABC e Guarulhos, que deve servir ao Estádio.
Mesmo assim as obras são tímidas e tudo isso nos faz questionar o porque da Copa no Brasil, já que seu principal legado era justamente a infraestrutura, esta que poderia perdurar depois do final do mundial.
Por Renato Lobo