CPTM EMTU

Linha de ônibus expressa criada para ajudar CPTM carregava só 27 passageiros por dia

Anunciada como medida paleativa ao excesso de passageiros nas linhas do sistema metroferroviario de São Paulo, a primeira linha expressa de ônibus paralela ao ramal 7 – Rubi da CPTM não vingou. Após duas semanas em circulação, a linha foi desativada. Enumerada de 803TRO, que trafegava entre as estações Francisco Morato e Caieiras, operou de 10 a 25 de maio deste ano, das 5h às 8h, de segunda a sexta-feira.

Segundo a EMTU, a interrupção na operação da linha ocorreu devido à baixa demanda. Durante os dias em que operou, transportou apenas 320 usuários, uma média de 27 usuários por dia. A expectativa de demanda, ainda segundo a EMTU, era de 800 usuários por dia.

Oque se constata é que o usuário da região prefere economizar tempo e viajar de trem, mesmo sem conforto, a utilizar um meio de transporte alternativo que proporciona mais conforto, embora com maior tempo de viagem. A EMTU diz que estuda alternativas que sejam atraentes aos usuários do trecho.

O tempo médio de percurso da linha expressa entre as estações Francisco Morato e Caieiras era de 40 minutos, segundo a Empresa. De trem, usuários levam, em média, 15 minutos de viagem, com intervalos de 4 a 8 minutos entre as composições.

Em Abril o Governo divulgou que três linhas expressas devem ser criadas este ano para tentar diminuir a superlotação nos vagões do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os estudos estão sendo feitos desde a semana passada por técnicos da Prefeitura e do governo do Estado.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus