SPTrans

Tempo de espera de ônibus cai de 11 para 9 minutos em São Paulo. BRT’s poderiam reduzir esta espera

Um levantamento feito pela SPtrans mostra que a média de espera dos coletivos nas faixas exclusivas de ônibus é de 9 minutos, segundo dados coletados em 2011, com um aumento comparado a 2010 onde a empresa registrou a média de 11 minutos. Entre os “corredores de ônibus”, o que apresenta pior desempenho é o da Avenida Paes de Barros na Mooca: São em média 12 minutos de espera.

Mas, para o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Público, Otávio Vieira da Cunha Filho (NTU). a média geral da espera nos corredores da cidade não melhorou. Em 2009, já era de 9 minutos. Otávio diz que as baixas velocidade estão ligadas à falta de mais corredores exclusivos. “Em cidades onde há corredores segregados, com pagamento do bilhete na plataforma, embarque de nível e pontos de ultrapassagem, o tempo de espera chega a ser de 2 minutos.” O segundo corredor onde os passageiros mais têm de esperar é o de Pirituba, na zona norte, com média de 11 minutos.

Um exemplo do que o presidente da NTU diz é o justamente onde a espera é menor, segundo os dados é o Expresso Tiradentes, que liga o Terminal Parque Dom Pedro II, na região central, ao Sacomã, na zona sul. Os passageiros da linha não costumam passar mais do que 3 minutos no ponto para pegar o ônibus. Em 2009, a espera era de 2 minutos e, no ano seguinte, passou para 8. Lá o pagamento da passagem é feita fora do coletivo.

Por Renato Lobo, com as informações de “O Estado de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus