Nesta quinta feira sai publicação no Diário Oficial do Estado o edital de compra de 22 VLTs – Veículos Leves sobre Trilhos, para a Baixada Santista. Os editais das obras ainda estão em fase de elaboração, mas o governo garante a conclusão das obras para 2014.
Ao custo de R$ 284 milhões, os 22 trens devem ser entregues a partir de março de 2014. Cada VLT possuiu 2,65 metros de largura e 44 metros de comprimento com capacidade para 400 passageiros. A velocidade média comercial deve ser de 25 km/h, sendo que os trens podem alcançar os 80 km/h. Os trens terão todos os itens de acessibilidade.
Obras
Oito consórcios mostraram interesse nas obras com propostas para o trecho chamado de prioritário pela EMTU entre Barreiros (São Vicente) e Porto (Santos). Em julho de 2012 está prevista a publicação do Edital da Obra entre Barreiros e o Porto. Em agosto deve ser realizada a contratação da empresa vencedora da obra que deve ser iniciada em setembro. Esse primeiro trecho deve ser entregue, na previsão do Governo do Estado, no primeiro semestre de 2014. Já a extensão entre Conselheiro Nébias e Valongo deve ter as obras iniciadas em janeiro de 2013 com previsão de entrega no segundo semestre de 2014.
Por Renato Lobo