Manhã complicada para os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM. Das 6 linhas operadas pela empresa, 4 delas registraram problemas nesta manhã de sexta feira.
Na Linha 12 – Safira que liga o Brás até a cidade de Poa, um ato de vandalismo prejudicou a circulação dos trens. Cabos foram cortados entre as estações Manuel Feio e Calmon Viana, oque causou reflexos das 4h00 até as 7h10 da manhã. O intervalo entre as composições foi maior no trecho entre as estações Calmon Viana, em Poá, e Itaquaquecetuba.
Na linha 10 – Turquesa, que serve o município de Rio Grande da Serra até a estação Brás, a CPTM apenas informou que no período das 05h30 às 09h00, a circulação de trens, na Estação Brás ficou alterada em razão de problemas técnicos, ampliando o intervalo entre as composições e o tempo de percurso das viagens.
Houve problemas, mais um vez na Linha 9 – Esmeralda, o trem que corre pela marginal Pinheiros e liga o município de Osasco ao bairro do Grajaú em São Paulo. No período das 04h10 às 06h40, a circulação de trens, entre as Estações Osasco e Presidente Altino ficou interrompida em razão de problemas técnicos.
Na Linha 8 – Diamante, no período das 07h25 às 09h20, a circulação de trens em toda sua extensão (entre as Estações Itapevi e Júlio Prestes) ficou alterada, ampliando o intervalo entre as composições e o tempo de percurso das viagens. A CPTM também não detalhou o motivo.
Oque diz o Presidente da CPTM
Mário Bandeira que preside a Companhia disse em entrevista a rádio CBN que a modernização do sistema causa problemas pontuais. Sobre a Linha 9, o ramal que vem apresentando maiores problemas, Bandeira contou que até março do ano que vem as obras de modernização do ramal estarão concluídas, e que até o fim de 2013 serão entregues mais 2 subestações.
Por Renato Lobo | Imagem de ADRIANO LIMA/FRAME/AE