Ciclista

Prefeito de São Paulo vai regular uso de bicicleta elétrica

Depois da polêmica que aconteceu no Rio de Janeiro sobre um ocupante de uma bicicleta elétrica que foi multado pela lei seca, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab anunciou nesta quinta-feira (10) que vai estabelecer regras para o uso desse modal.

Estudos que estão sendo feitos pela CET vão definir se esse veículo se enquadra na categoria de bicicletas, que dispensa placas, ou de motocicleta, que prevê curso teórico e prático de direção, carteira de habilitação e emplacamento. No Rio de Janeiro, estes veículos se enquadram na primeira opção.

Por falar no Rio de Janeiro e desta polêmica, o comando da Operação Lei Seca da cidade maravilhosa decidiu nesta quinta que seguirá a regulamentação da prefeitura de não multar. A decisão contraria o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Para o presidente da Comissão de Direito Viário da OAB-SP (Seção Paulista da Ordem dos Advogados do Brasil), Maurício Jannuzi, o decreto municipal é inconstitucional.

Dados apontam que o número de pessoas que usam as bicicletas elétricas vêm crescendo, graças ao caótico trânsito nas cidades brasileiras, e a ineficiência do transporte público.

Por Renato Lobo | Imagem de Rodrigo Fonseca retirado da INFO

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus