SPTrans

Ônibus da zona leste são os que mais atrasam, segundo SPtrans

Que o transporte na Zona Leste não é lá aquelas coisas, todos sabem. A prova vem agora da própria SPtrans, que divulgou dados sobre atrasos em todo o sistema: Em linhas que atendem os bairros de Itaquera, Cidade Tiradentes e, principalmente, São Mateus, na média, só 7 em cada 10 partidas são realizadas na hora. No geral 15% em média dos coletivos que deveriam circular pelo Município não saem das garagens na hora certa. A SPtrans calcula a relação entre as partidas programadas dos ônibus e as efetivamente realizadas.

Na outra ponta, de melhores prestados estão os ônibus da Área 1, que teve a melhor média de partidas cumpridas, 88,75%. Só a Viação Gato Preto cumpriu horário, na média, em 92% das viagens.

Com pior desempenho está a cooperativa Transcooper, em São Mateus, que só coloca um ônibus para circular no horário a cada duas partidas previstas. Mas vale destacar que a empresa é a que mais melhorou. Em 2009, apenas 33% das partidas eram feitas na hora. No ano passado, foram 66%.

Estes dados foram transmitidos em matéria do jornal “O Estado de São Paulo“, que trouxe ainda declarações dos sindicatos das Empresas de Transporte de Passageiros Urbanos da Cidade de São Paulo (SP-Urbanuss). O sindicato diz que considera os índices “satisfatórios para uma cidade que tem poucos corredores exclusivos de ônibus e baixa velocidade comercial”. Já a SPTrans diz que fiscaliza os atrasos e multa as empresas. “Entre 2010 e 2011, o número de multas por descumprimento de partidas e não atender ao sinal de parada teve um acréscimo de 17%, passando de 49.239 para 57.508 multas.”

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus