Quem mora em São Paulo e pensa em Metrô, já lembra de trens lotados, plataformas cheias, aquele aviso sonoro conhecido “paramos para aguardar a movimentação do trem a frente”. Mas a de convir que Metrô é sinônimo de rapidez e de que quase sempre se chega ao destino proposto. Aliás nosso Metrô é tão cheio pela sua eficiência, já que os 17 milhões de pessoas que se deslocam no transporte público na cidade de São Paulo, preferem o Metrô ao ônibus quando existe a primeira opção.
Ainda que nos últimos tempos o Metrô vem registrando um número maior de falha, do que o que se tinha noticia nos últimos anos, a rede CNN elegeu nosso sistema como um dos dez melhores do mundo, de acordo com matéria publicada nesta quinta-feira (3). De acordo com a reportagem, que busca dar dicas de locomoção para viajantes estrangeiros, o sistema paulistano recebe “3.3 milhões de usuários felizes todos os dias”. Este número atualizado com a Linha 4 – Amarela, que é operada pela Concessionária ViaQuatro, o número de passageiros felizes, ou quase felizes passa dos 4 milhões.
“O metrô de São Paulo tem apenas 74 km de extensão, o que faz qualquer um indagar onde cabem seus milhões de passageiros diários”, diz a reportagem, que ainda ressalta que o sistema da cidade é “conhecido mundialmente por sua capacidade, velocidade, limpeza e acessibilidade, além de ter funcionários de segurança com poderes totais de polícia”.
Apareceram neste ranking oito destinos do primeiro mundo e uma metrópole chinesa. São elas Copenhague (Dinamarca), Cingapura, Londres(Inglaterra), Paris (França), Montréal (Canadá), Madri (Espanha), Nova York (EUA), Tóquio(Japão) e Guangzhou (China).
Por Renato Lobo | Imagem de Willian Molina