A Nova Linha 15 Branca do Metrô, juntamente com a Linha 2 – Verde será um dos maiores ramais na cidade de São Paulo. Quando concluído serão 27 estações chegando a quase 30 km de extensão, ligando a futura estação Cerro Corá, que no futuro integrará a Linha 20 – Rosa (Moema – Lapa) até a Dutra, quer por dua vez vai integrar a linha 19 – Celeste (Água Espraiada – Tancredo Noves).
Na segunda fase serão mais 8 estações ao longo de 8,7 km: Guilherme Jorge, Nova Manchester, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra. É previsto nesta fase também a construção de um pátio chamado de Paulo Freire. O sistema de sinalização será o CBTC, que vai permitir intervalo de 75 segundos no ramal. O Metrô estima carregar entre Dutra e Cerro Corá 1.718.000 passageiros por dia, com previsão para operação em 2019 (será² ?). 28 trens serão comprados, somado aos 17 da primeira fase, com os 27 já existentes. No entanto, futuramente as composições não serão fixos nas linhas. Todas as novas composições terão cabines para condutores.
Novas interligações e terminais de ônibus
Nesta segunda fase virão mais integrações: Na Penha com a Linha 3 – Vermelha e a 11 – Coral (Expresso Leste). Diria que uma das maiores importâncias da Linha vem nesta ligação, para o desafogamento do ramal vermelho, um dos mais lotados do mundo. Já na próxima estação Penha de França, é previsto uma ligação com uma nova linha, pouco conhecida por nós: A 21 – Grafite denominada Pari – São Miguel. Logo após na estação Tiquatira é previsto integração com a Linha 12 – Safira e 13 – Jade da CPTM. O ramal termina em uma estação de integração em Dutra com a futura Linha 19 – Celeste.
São previstos novos terminais de ônibus em anexo às estações Água Rasa, Vila Formosa, Paulo Freire e Dutra.
Inovações como portas de plataformas, escadas rolantes inteligentes, que funcionam com menos energia quando não são usadas, bloqueios de vidro, e arquitetura que leva em consideração a luz natural estarão presentes.
Os dados foram coletados no site do Metrô
Por Renato Lobo