CPTM

Expresso ABC pode não ficar pronto antes de 2014

A informação foi dada pelo próprio secretário de Transportes Jurandir Fernandes devido ao impasse entre governos Estadual e Federal. A obra só pode começar após uma aprovação de projeto para permuta de área entre CPTM e a MRS Logística, empresa que utiliza os trilhos paralelos ao da Linha 10-Turquesa para o transporte de cargas.

A CPTM espera autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Jurandir Fernandes afirma que as negociações estavam avançadas quando a agência era comandada por Bernardo Figueiredo, cujo mandato de diretor-geral foi encerrado em fevereiro.

“Muita gente que está lá não tem dado continuidade ao que a gente vinha discutindo com a antiga direção”, critica Fernandes. Mesmo sem precisar o suposto atraso, o secretário demonstra dúvidas quanto à finalização da linha até 2014. “O prazo ficou imponderável devido a esse entrave com o governo federal”, lamenta.

O presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, informou que a troca é necessária para servir de contrapartida da companhia à MRS. Isso porque o traçado do Expresso ABC será paralelo ao da Linha 10-Turquesa e ao da via para cargas. O novo sistema irá passar por onde hoje passam os trens cargueiros.

“Não posso fazer obra em cima de uma via que não é da CPTM . Como essa via da MRS não tem uso tão grande, ela ficaria conosco, nós liberaríamos outra via e construiríamos a segregação na contrapartida. Eles passam a área para nós e nós faríamos a segregação da carga”, explica o presidente.

O presidente da empresa conta que que outros projetos da companhia também dependem de permuta com empresas de carga. Apesar do imbróglio, Bandeira garante que os trabalhos não estão parados. “Estamos antecipando, contratando projetos das obras das estações para começar a iniciar, independentemente da via permanente.”

O Expresso ABC ligará Mauá à Estação Luz em cerca de 24 minutos. Atualmente, o tempo estimado de viagem é de uma hora. O trem também passará pelas estações Prefeito Celso Daniel – Santo André, São Caetano, Tamanduateí e Brás. O projeto está avaliado em R$ 4,1 bilhões.

Por Renato Lobo, com as informações de “Diário do Grande Abc”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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