A prefeitura de São Bernardo do Campo quer incluir linhas intermunicipais em um trecho do Corredor Metropolitano de Trólebus, entre o terminal São Bernardo e o Terminal Ferrazópolis. Segundo o secretário municipal de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, a EMTU apoia as mudanças propostas. “Não adianta o trólebus ter corredor exclusivo se, ao chegar no Paço, para tudo”, diz. De acordo com secretário, atualmente, a velocidade média no corredor é de 25 km/h nos horários de pico. Ao chegar no Paço, cai para 9 km/h. “Esperamos que a velocidade fique mais uniforme.” 21 linhas trafegam no trecho, e todas seriam remanejados para a canaleta.
Em contrapartida, o Executivo faria mudanças viárias no Paço Municipal da cidade com objetivo de garantir mais fluidez para o transporte público. Com isso a prefeitura de São Bernardo do Campo espera reduzir em 20% o número de veículos que circulam por lá.
No entanto, este conceito defendido pela prefeitura da cidade em colocar mais ônibus no corredor de trólebus foge do conceito de BRT, sendo que a via precisa estar livre para que os Ônibus tenham maior velocidade. Não muito longe dalí, na faixa exclusiva das avenidas Vereador José Diniz / Ibirapuera em São Paulo, mais de 30 linhas disputam a mesma faixa, e oque temos no horário de pico é uma fila enorme de coletivos. No mesmo trecho é previsto um monotrilho, que vai ligar a estação Tamanduateí até o bairro do Alvarenga na cidade, chamado de Linha 18 – Bronze do Metrô.
A EMTU diz que a proposta está em fase de análise operacional e jurídica.
Por Renato Lobo | Foto: Adamo Bazani