Os ônibus de São Paulo continuam sem agilidade e principalmente sem velocidade. Segundo dados da SPTrans, na média a velocidade dos coletivos nas faixas exclusivas foi de 15 km/h. Se compararmos com 2010, os “corredores” no sentido centro registraram ganho de apenas 1,8 km/h. No sentido bairro, a alta foi ainda mais moderada: 0,8 km/h.
Das faixas exclusivas, a que registra menor velocidade média é que passa pela Avenida Inajar de Sousa, na zona norte. No ano passado, a média foi de 11,6 km/h no sentido centro. A faixa exclusiva requer obras de requalificação, como troca do asfalto – que tem buracos e falhas na sinalização -, acesso mais seguro aos passageiros e modernização das paradas.
Já a mais veloz, em 2011 foi o Corredor Parelheiros-Santo Amaro, na zona sul. O ramal obteve média de 20,96 km/h, no sentido centro. Na mesma região, o ramal Jardim Ângela-Guarapiranga conseguiu um ganho de 2,3 km/h na velocidade média após a Prefeitura implementar uma faixa reversível no trecho.
Promessas não cumpridas
O prefeito Gilberto Kassab prometeu construir 66 km de faixas exclusivas até dezembro de 2012. A oito meses do fim da gestão, nenhum foi entregue. A requalificação de 38 km também ficou no papel. A prefeitura diz que renovou a frota, aumentou do número de lugares e cumprimento de horários de partidas programadas. Hoje, segundo a secretaria, 96% das operações ocorrem na hora marcada e, desde janeiro de 2005, 83% da frota foi trocada.
Por Renato Lobo