Monotrilho

Feliz com o Monotrilho, Levy Fidelix diz que SP deveria ter uma rede de 200 km do modal

Desde o final de semana parte da avenida Jornalista Roberto Marinho esta interditada para obras da Linha 17 – Ouro. Trata-se de um Monotrilho que no futuro vai ligar a estação Jabaquara da linha 1 – Azul com o aeroporto de Congonhas, a estação Morumbi da linha 9 – Esmeralda e a estação São paulo-Morumbi na linha 4 – amarela.

O Monotrilho nada mais é que um aerotrem, e com este nome não tem como não lembrar do político Levy Fidelix, que por diversas vezes apostou no projeto para tentar se eleger. O problema é que ele só falou em aerotrem. Levy diz: “precisamos de uma malha com mais de 200 Km de linhas do Aerotrem para resolver a questão da mobilidade urbana em São Paulo, sem esquecer da necessidade da integração com todos os outros modais que já existem, como os ônibus e os ramais do metrô”

No entanto, o modal é questionado por especialistas no que diz respeito a capacidade que os trens do Monotrilho podem carregar e o valor da obra. Alguns arriscam em dizer que um BRT, ou corredor de ônibus, poderia carregar o mesmo número de passageiros, sendo que sua implantação seria mais barata. Outros lembram que a cidade já é tão carente de Metrô, então por que já não construir um ramal subterrâneo, como reivindica 7 associações de bairros por onde a linha 17 – Ouro vai correr.

O Metrô afirma que escolheu o Monotrilho por que na região é previsto uma demanda de média capacidade, e que as obras do modal são mais rapidas que o Metrô tradicional.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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