Metrô SP

Metrô recebe mais 2 trens reformados

Chegaram nas dependências do Metrô mais dois trens modernizados: a composição k11, reformada pelo consórcio MTT (MPE, TTrans e Temoinsa). Da frota K já são K01, K07 e k24 (já em operação comercial) e K10 e K22, que ainda aguardam liberação.

Chegou também o trem L32 que foi reformado pela Alstom. Além desta da frota L, já são a L26 e L27 que já rodam na Linha 3 – Vermelha e mais a L36 que ainda aguarda liberação.

Alem destas composições, o Metrô recebeu as composições I15 (já em operação), I12 e I19 que foram reformados pelo Consórcio Alstom/Siemens. Também já chegaram a J31 e J45 (já em operação) além da J43 que foram reformadas pela Bombardier.

Os trens modernizados possuem ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro por carro), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, situação comum nos dias de chuva. O Metrô espera formar até 2014 todos os 98 trens antigos das Linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha

Por Renato Lobo | Foto gentilmente cedida por Gustavo Silva

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus