CPTM EMTU Metrô SP SPTrans

Mais detalhes sobre as Linhas Expressas de ônibus para aliviar carregamento do Metrô e CPTM

Nesta semana o presidente do Metrô Peter Walker anunciou que estão sendo estudadas linhas expressas de ônibus para aliviar a lotação de alguns ramais do sistema Metroferroviário da região Metropolitana de São Paulo. Aí vão mais algumas informações:

– Metrô, SPTrans, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) estão envolvidas nos estudos;

– A ideia é que os ônibus expressos só façam paradas entre o ponto de embarque e o de destino, sem paradas em pontos, como o próprio nome diz, expresso!

– Umas das primeiras linhas será entre a estação Vila Matilde e a Sé, paralela a Linha 3 – Vermelha do Metrô, umas das mais carregadas do mundo, cerca de com 1,4 milhão de passageiros por dia;

– A linha 9 – Esmeralda também vai ganhar uma linha expressa entre a estação Santo Amaro e Pinheiros;

– Outro ramal de trem que deve ser atendido com as linhas expressas, será a 7 – Rubi com ônibus entre Caieiras e Lapa.

De acordo com o portal G1, o projeto está em andamento a pedido da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Ele deve ser apresentado ao Conselho Diretor de Transporte Integrado quando estiver pronto. A SPTrans afirma que aguarda um estudo do Metrô com os pontos mais críticos do trajeto da Linha 3- Vermelha para dar continuidade ao projeto, chamado de “reforço de ônibus” pela empresa.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus