Atualizado às 19h01 do dia 29/04
Mas uma composição modernizada foi inserida na frota da Linha 3 – Vermelha, a K22, antigo trem da cobrasma com prefixo 322. A reforma foi feita pelo consórcio MTT (MPE, TTrans e Temoinsa). A composição seguiu para a modernização na cidade de 3 Rios, no Rio de Janeiro, e retornou ao pátio Itaquera pela antiga Ferrovia Central do Brasil. Na Linha 1 – Azul a composição I19 que foi reformada pelas empresas Alstom e Siemens também entrou em operação.
Os trens modernizados possuem ar-refrigerado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, situação comum nos dias de chuva.
Frota reformada que roda na linha 3 – Vermelha: K01, K07, K22, K24, L26 e L27. Na Linha 1 – Azul rodam os trens modernizados J31, J45, I15 e I19. As composições I12, J43, K10, K1, L32 e L36 ainda aguardam liberação nos pátios do Metrô para entrarem em operação comercial. Ao todo 16 trens reformados foram entregues a empresa. Mais 8 trens estão em processo de modernização nas empresas contratadas. A companhia espera reformar 98 trens até 2014.
Por Renato Lobo | Foto: Samuel Tuzi